segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Preconceito

 




Gostaria aqui de cuidar de um assunto que vem permeando nossa história com injustiças, extermínio, marginalização, crueldade, entre tantos outros efeitos nocivos ao ser humano. Quando fala-se em preconceito parece que estamos falando de uma coisa distante, mas ele está muito mais perto do que imaginamos.

Muitas vezes negamos ou até julgamos coisas, fatos e pessoas que não temos conhecimento. Muitas vezes carregamos em nossa fala o preconceito embutido e não pensado...




Mas são as nossas ações que mais exercem o preconceito...

Tem o preconceito étnico, social, econômico, político, religioso, sexual... entre tantos outros!!!

Para ilustrar o preconceito pode-se ir longe na História da Humanidade, como por exemplo a relação perpetuada na Historiografia tradicional entre os Romanos e os não Romanos ditos "Bárbaros". Ou bem próximo e contextualizado na relação social que existe em nossa sociedade...respeitar e amar ao próximo com sensatez e de forma linear...Será que existe isso em nossa sociedade? O que dizer de um grupo de pessoas que governam e organizam uma sociedade pensando em seus próprios interesses? Respeitam e amam ao próximo?

Com suas ações egoístas geram desigualde entre as pessoas e consequentemente geram o preconceito. Com o preconceito e a desigualdade geram a marginalidade. Com o preconceito, a desigualdade e a marginalidade geram a violência. Com o preconceito, a desigualdade, a marginalidade e a violência geram uma sociedade injusta, desorganizada, hierarquizada, fragmantada...

Será que não existem muitos "Bárbaros" por aí sofrendo inseridos nessa sociedade só porque são ditos "diferentes" ou porque lhe roubaram as oportunidades???
Abraço! 

"ARTIGO DE OUTRO BLOG

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para midiassociais@casaronald.org.br para que possamos explicar melhor como funcionaria!
Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abrace a casa. Esperamos seu contato.
Abraços

Ruth disse...

Olá SALVIANO, Nossa muuito obrigado pelo belo comentario, sim tudo verdade o que você disse.
O mundo precisa é de Deus de Sua palavra.. e muitos precisam aceitar a existencia da "CONCIENCIA" ela nos inquieta para descobrir a verdade não é? Muitos a deixam de lado e perdem a conexão com o Senhor.. logo perdem tudo .. avontade de ler a biblia de ir pra igreja de orar enfim..Uma coisa eu digo, que Deus me de forças para amar aqui na terra para pregar a palavra para dizer a verdade..Aqueles que sabem a verdade não a deixe por esquecidos, Aqueles que sabem pregue a verdade não se calem-se Deus é tudo!

Postar um comentário